terça-feira, 30 de julho de 2013

O “Pau-de-Chuva” e a Lição da Embaúba

O “Pau-de-Chuva” é um instrumento musical idiofônico, ou seja, é o próprio corpo do instrumento que produz o som. É um instrumento de percussão, de origem indígena, que reproduz atmosfera sonora semelhante à de chuva.

Pau-de-Chuva. Instrumento de origem indígena, artesanal, feito com galho de Embaúba.
Reproduz o som da Chuva quando manuseado lentamente. [Foto: Armazém São Miguel]
 Culturalmente, o “Pau-de-Chuva”, em sua forma mais popular, é originário das florestas e montanhas da América do Sul, sobretudo da região onde hoje está o Chile - mas variações do mesmo instrumento podem ser encontradas em diversas partes do planeta, em diferentes tribos.

Muitos destes instrumentos têm forte presença em cerimônias religiosas ou na prática de rituais xamânicos, sendo também utilizado por terapeutas holísticos e facilitadores de curas, busca-de-visão, relaxamento e meditação.
É também valorizado por pesquisadores, uma vez que a técnica artesanal utilizada em sua fabricação é basicamente a mesma há séculos. 
Quanto a sua estrutura física em si, estética e simbologias, fala-se também na presença de quatro princípios básicos:
  
1- Vacuidade; 
2- Aparência circular (cíclica);
3- Movimentação em Espirais e 
4- Unidade no Som.


O “Pau-de-Chuva” também é amplamente utilizado na Musicoterapia e Biomúsica.

Embaúba e o Pau-de-Chuva nos ensinam que tudo na vida é um fluxo.

Mesmo os corpos sólidos são ocos, de alguma forma.
Cada vida é um fluxo de uma quantidade incontável de outras vidas, no momento presente: AQUI AGORA.
Tudo está conectado: Céu e Terra, Vegetais, Minerais e Animais.

corpo do Pau-de-Chuva é Vegetal.
A "chuva" que movimenta-se em suas espirais internas é Mineral (pedrinhas).

A mão que o "manuseia", e cria a Harmonia entre o Vegetal e o Mineral (Medida e Movimento), é Animal.

"A Voz do Céu, 
que fala pela Chuva e pelo Trovão,
também fala na Terra,
e em nosso Coração"

As peças aqui expostas (na Imagem 1), utilizam galhos de Embaúba (Cecropia), a árvore tradicionalmente utilizada pelos índios na confecção deste instrumento - embora o bambu também seja uma opção frequente. 
Esta árvore, a Embaúba, é muito frequente em áreas de mata atlântica e serrado, por exemplo. Muitas pessoas ignoram sua enorme importância....


Dentre diversas outras coisas, podemos dizer que ela contribui muito para o reflorestamento dos locais em que está presente. Basicamente por ser uma atração imperdível para diversas espécies de pássaros, que frequentando a área, acabam espalhando novas sementes, que gerarão novas plantas e mais sementes...  Isso se deve a dois motivos: primeiro porque seus galhos oferecem um pouso convidativo e segundo porque ela dá um fruto que os humanos pouco apreciam (eu, particularmente, gosto...), mas que os pássaros simplesmente adoram...

Embaúba. Foto: Canto dos Xamãs, 2013.

Os galhos desta árvore têm o seu interior, naturalmente, mais mole, e caem sozinhos, à medida que se aproximam de ficarem ocos.

 A título de curiosidade, é famosa, por exemplo, a milenar prática indígena de fabricar flautas a partir desta mesma madeira – igualmente notável é a parceria que artesãos tradicionais estabelecem com as formigas, que naturalmente contribuem com a limpeza do cerne oco dos galhos, participando, assim, da confecção do instrumento.
  
Embaúba. Foto: Canto dos Xamãs, 2013.
Embaúba. Foto: Canto dos Xamãs, 2013.


A Embaúba e o Pau-de-Chuva nos ensinam que tudo na vida é um fluxo.

<< Este manejo ecológico contribui para a manutenção das florestais e mantém viva uma técnica artesanal e cultural cuja origem não podemos datar com precisão. 
Fato é que através desta prática, inúmeros benefícios são alcançados, tanto para as florestas quanto para os pássaros e os homens e mulheres que podem desfrutar do convívio com este instrumento tão peculiar - e, principalmente, aqueles que podem fazê-lo à sombra de uma árvore tão charmosa e tão gentil quanto esta... 

Somos gratos!
E viva a Chuva!
O Pau-de-Chuva e todas as Embaúbas!


------------------------------------------------------

Os instrumentos (Pau-de-Chuva) da Imagem 1 foram fotografados no Armazém São Miguel, em Águas da Prata, SP. (Para mais informações, visite a página de Armazém São Miguel no facebook.)

Além de outros artesanatos, como Maracás, Tótens e Cajados (sobre os quais também falaremos aqui no Artes Florestais), o local também oferece vários produtos orgânicos e naturais, tendo Horta Natural e Jardim de Ervas próprio. 

E se você estiver viajando, pode aproveitar para se hospedar na Pousada Holística Canto dos Xamãs. Com certeza, uma experiência inesquecível.

A Estância Hidromineral de Águas da Prata tem uma série de atrativos naturais para quem quer um pouco de sintonia com ambientes florestais. 

Para os amantes de esportes de aventura (ou pra quem está disposto a conhecer), a Agência de Eco Aventura e Eco Turismo Prata Expedições também tem opções estimulantes. E essa é a página deles no facebook.


12 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Me inspirou muito, vou usar em minhas atividades de educação ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo, atrativo e poético! Fundamentou um trabalho que quero realizar com criancas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo, atrativo e poético! Fundamentou um trabalho que quero realizar com criancas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Texto lindo, atrativo e poético! Fundamentou um trabalho que quero realizar com criancas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. amei!!!!!!o pau de chuva é muito bonito e legal

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. me tire uma duvida "É crime ambiental usar essa planta para fazer os instrumentos?"
    Isso é, os troncos que estao secos ?

    ResponderExcluir