terça-feira, 27 de novembro de 2012

APLAUSOS NA CASA DAS LEIS


A Câmara Municipal de Águas da Prata aprovou nesta 2a feira, dia 26/11/2012, emendas à Lei Orgânica do Município, que revolucionam a história da cidade e trazem grande avanço à gestão ambiental.
A aprovação dos ajustes é o 1o passo para que se estabeleçam novas políticas de preservação do patrimônio natural e desenvolvimento do turismo ecológico e de aventura.
Além de ser 1 importante marco para a Estância Hidromineral, a aprovação por unanimidade de todas as emendas propostas também mostra a força que os movimentos sociais exercem quando a população exerce sua cidadania através da participação direta nas questões vitais para a comunidade.
O Movimento "Xô Mineradoras!" conseguiu agregar a maior parte da população, bem como turistas e veranistas, que também tiveram oportunidade de expressar seu descontentamento com o projeto de grandes mineradoras que pretendem se instalar no Município.
Foi entregue aos Poderes Legislativo e Executivo, cópias do Manifesto Contra a Exploração de Bauxita, com um total de quase 8 mil assinaturas, das quais mais de 6 mil foram coletadas presencialmente, e os restantes quase 2 mil, através da internet.
Outro fato notável é que a versão online do Manifesto foi assinada por pessoas do mundo inteiro: EUA, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha etc. O que prova que hoje, mais do que nunca, tudo está conectado!
O Movimento realizou no domingo, dia 25/11, um show com diversos artistas da região, e desta forma, a Arte pôde, mais  uma vez, cumprir seu papel de agente transformador, em uma sociedade que, às vezes, quase se esquece da importância do fator humano na elaboração de suas metas administrativas.
A aprovação das emendas é um primeiro passo. E ainda há muito a ser feito. Entretanto, abriu um precedente extraordinário. O Meio Ambiente passa a ser entendido como uma dimensão fundamental e, portanto, inseparável da própria vida social dos munícipes e das instituições locais.
Três Ongs atuaram mais diretamente para que o Movimento fosse difundido entre a população como um todo: Guara, Maitan e Scorp.
Se 2012 é um ano de grandes mudanças e revelações, 2013 promete não ser diferente.
Por ora, a cidade respira aliviada. Por ora, pois ainda há muito a ser feito. Um primeiro passo sempre pede um segundo passo, e depois um terceiro e um quarto... E assim caminha a humanidade: com "saltos" de cidadania e muita coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário