terça-feira, 27 de novembro de 2012

ARTES FLORESTAIS II - MATA ATLÂNTICA





Show em defesa de Águas da Prata - XÔ MINERADORAS!

No dia 25/11 ocorreu em Águas da Prata um show diferente.. Era um show por uma causa específica: a luta contra a mineração de bauxita e outros minérios (como rocha potássica, zircônio, argila refratária etc).

  Foto: Ana Prezia de Araujo.
Artistas que participaram do evento: Vinicius Alves, Marquinhos Mistura, Julio Seda & Rafael, Jose ernando Entratice , Zé Jabur, Fábio Jabur , Walgra Maria Carvalho Pinto, Zé do Prado e Toninho, Valério, Marcelo Brancato, os grupos Tambor e Flor e Caixeiras das Nascentes, Fernando Guimarães, José Guilherme e Levi Moisés.

Águas da Prata, vista da Fonte Vilela.
Por: Levi Moisés
A Estância Hidromineral, com pouco mais de 7 mil habitantes, é guardião de um rico ecossistema, com áreas florestais privilegiadas pela ampla ocorrência de animais ameaçados de extinção, árvores nativas de mata atlântica e campos, clima agradável, cachoeiras, rios, cânions e mais de uma dezena de nascentes de águas minerais com propriedades curativas e terapêuticas.

Cascatinha, Águas da Prata, SP. Levi Moisés.
A notícia de liberações dos órgãos estaduais para exploração de minério em dois locais do Município, em setembro deste ano, causou grande alvoroço no singular paraíso ecológico, fazendo com que a população se organizasse em diversos seguimentos para responder ao que consideraram um afronto à sua liberdade de manter sua trajetória vocacional, hidromineral e turística, com seu jeito todo próprio.

Águas da Prata coleciona uma longa história de celebração da arte em contexto florestal.
Tendo sido outrora uma terra de povos indígenas, inclusive dos Kaiapó meridionais, comprovadamente mais antigos por aqui do que os povos do tronco tupi, foi, mais tarde, rota de viajantes que subiam do litoral para o sul de Minas, pela Serra da Mantiqueira: à princípio desbravadores e missionários, depois os caçadores de índios e os "minerários".

 Deste passado não muito distante de nós, já podemos imaginar a arte das tribos coletoras que viviam nos planaltos e beiras de rio, nas planícies férteis de frutos e água: suas canções, suas danças, sua pintura corporal. Eles celebravam seu sagrado, seu dia-a-dia, sua caminhada pelo mundo, sua vida e vida de toda as criaturas.
Depois vieram os desbravadores e missionários, que por aqui ficaram pouco, tendo sido logo expulsos ou "menosvalidos" pelos "minerários" que os seguiram.. E se as colônias de café e leite produziram o alimento para as cidades e os campos - que depois se esvaziariam... - , as cidades, por outro lado, alimentaram a fome de minério das indústrias que logo surgiriam.
Cascatinha, Águas da Prata, SP. Por: Levi Moisés
 Alguns poucos lugares, próximos ao..., ou ao longo do: Caminho do Ouro, mantiveram áreas consideráveis de florestais originais de Mata Atlântica.
Da mesma forma, hoje, a nova Corrida pelo Ouro/Bauxita/Terras-raras etc..., ameaça as poucas áreas remanescentes de florestas nativas ou reflorestadas, e principalmente, as demais riquezas sociais que humanamente são desenvolvidas pelas comunidades que vivem nestes locais.


Águas da Prata é um lugar que reúne tanto esta abundância biológica, natural; quanto aquela riqueza social, de vivência artística e celebração da vida em seu contexto mais puro e orgânico.
Talvez por isso o show em apoio ao "Movimento Xô Mineradoras!" e à votação de importantes emendas à Lei Orgânica do Município, que se realizaria no dia seguinte, tenha sido tão expressivo, emocionante.

Garganta de Deus, Águas da Prata, SP. Por: Levi Moisés.
E com certeza a Arte mostra o seu valor, unindo pessoas e povos, ontem e hoje, através da expressão quase mágica da vida bem vivida, a vida que se sente parte da natureza, que comunga com ela, a unidade de todos os seres - ainda que em plena diversidade de sutilezas...
      Bosque Florestal de Águas da Prata, SP - Levi Moisés.

                                                          Maiores informações sobre o "Movimento Xô Mineradoras!", confira o link:


APLAUSOS NA CASA DAS LEIS


A Câmara Municipal de Águas da Prata aprovou nesta 2a feira, dia 26/11/2012, emendas à Lei Orgânica do Município, que revolucionam a história da cidade e trazem grande avanço à gestão ambiental.
A aprovação dos ajustes é o 1o passo para que se estabeleçam novas políticas de preservação do patrimônio natural e desenvolvimento do turismo ecológico e de aventura.
Além de ser 1 importante marco para a Estância Hidromineral, a aprovação por unanimidade de todas as emendas propostas também mostra a força que os movimentos sociais exercem quando a população exerce sua cidadania através da participação direta nas questões vitais para a comunidade.
O Movimento "Xô Mineradoras!" conseguiu agregar a maior parte da população, bem como turistas e veranistas, que também tiveram oportunidade de expressar seu descontentamento com o projeto de grandes mineradoras que pretendem se instalar no Município.
Foi entregue aos Poderes Legislativo e Executivo, cópias do Manifesto Contra a Exploração de Bauxita, com um total de quase 8 mil assinaturas, das quais mais de 6 mil foram coletadas presencialmente, e os restantes quase 2 mil, através da internet.
Outro fato notável é que a versão online do Manifesto foi assinada por pessoas do mundo inteiro: EUA, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha etc. O que prova que hoje, mais do que nunca, tudo está conectado!
O Movimento realizou no domingo, dia 25/11, um show com diversos artistas da região, e desta forma, a Arte pôde, mais  uma vez, cumprir seu papel de agente transformador, em uma sociedade que, às vezes, quase se esquece da importância do fator humano na elaboração de suas metas administrativas.
A aprovação das emendas é um primeiro passo. E ainda há muito a ser feito. Entretanto, abriu um precedente extraordinário. O Meio Ambiente passa a ser entendido como uma dimensão fundamental e, portanto, inseparável da própria vida social dos munícipes e das instituições locais.
Três Ongs atuaram mais diretamente para que o Movimento fosse difundido entre a população como um todo: Guara, Maitan e Scorp.
Se 2012 é um ano de grandes mudanças e revelações, 2013 promete não ser diferente.
Por ora, a cidade respira aliviada. Por ora, pois ainda há muito a ser feito. Um primeiro passo sempre pede um segundo passo, e depois um terceiro e um quarto... E assim caminha a humanidade: com "saltos" de cidadania e muita coragem.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"No Jardim de Maria"


Águas da Prata, São Paulo, Brasil.


NO JARDIM DE MARIA

"Os mundos se complementam.
Cada ser tem sua origem e seu destino.
Apenas o Absoluto conhece todos os caminhos.
Apenas o Insondável é Onipresente.

No escuro ou no claro,
Na terra ou no ar,
Todas as formas de vida seguem seu percurso,
Todos os seres são peregrinos.

O Criador de toda a beleza e toda harmonia,
Faz tudo renascer dia após dia.
O Criador de toda beleza e toda harmonia,
Faz tudo florescer, mesmo em meio à ventania.

Onde os opostos se tocam e os semelhantes se atraem,
Onde as sombras encontram suas luzes e  cores,
Onde os pensamentos dualísticos não são mais que alimento,
Neste jardim perfumoso, da Sempre Virgem Maria..."