quinta-feira, 21 de junho de 2012

REDE DE ARTES FLORESTAIS

REDE DE ARTES FLORESTAIS

01- OBJETIVO

O objetivo desta rede é contribuir para o fortalecimento de vínculos entre a sociedade, os artistas ligados à floresta de modo mais direto, e a própria floresta em si, tanto em áreas públicas como em pequenas áreas de reserva florestal contidas dentro de propriedades particulares.
  • Artes Motrizes
  • Artes Sonoras
  • Artes Visuais
  • Artes Biológicas

Artes Motrizes

Artes Motri-zes são manifestações artísticas cujo enfoque principal está sobre o sistema de movimentos corporais, com suas significâncias objetivas e subjetivas. É a expressão criativa à partir do próprio organismo humano (o corpo).


Nesta categoria, temos diversos tipos de dança, artes marciais, jogos lúdicos, caminhadas, mudras e muitos outros.


Artes Sonoras

Artes Sonoras são manifestações artísticas baseadas no som, desde sua geração até sua recepção e experimentação.

Nesta categoria, temos os projetos de produções de audio em ambiente florestal, oficinas de criação de instrumentos musicais com material orgânico obtido por meio de manejo florestal, vivências de música celebrativa em áreas florestais etc.

Artes Visuais

Artes Visuais são manifestações artísticas desenvolvidas para serem vistas, olhadas, examinadas, lidas.

Nesta categoria, temos o artesanato, artes decorativas e utilitárias, plásticas, manutenção de sitio virtual na internet, com portal interativo, mídias televisivas didáticas ou de outros tipos, gravadas em áreas florestais, ou com temática relacionada ao mesmo tema, desenhos, fotografia, design e muitas outras alternativas destinadas à comunicação visual.

Artes Biológicas

Artes Biológicas são manifestações artísticas baseadas no manejo de organismos vivos e ecossistemas.

Nesta categoria, temos a incrível arte da jardinagem florestal, viveirismo, manejo florestal de espécies para os mais diferentes fins, como reflorestamento, obtenção de alimento, obtenção de matéria-prima, obtenção de alimento para determinadas espécies de animais silvestres que deseja-se atrair para uma dada região florestal, estudos de ecologia, passeios por locais selecionados (trilhas florestais, mata ciliar, nascentes, rios, cachoeiras...) etc.


05- CONCLUSÃO

Lembramos, ainda, que um mesmo trabalho artístico pode ser visto em apenas uma das categorias acima, ou em duas, três, quatro. 
É uma questão de ponto de vista e de abordagem.
O artista sonda diversos aspectos de seu comportamento humano, como ser criativo, orgânico, livre, porém, dependente de sua própria natureza e da natureza do mundo em que vive, e do qual é parte inseparável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário